Edição 2018.1 - Artistas selecionados

Patrícia de Souza Santos
Patricia de Souza Santos.png

Nascida em 1961, em Rio de Janeiro- Brasil, foi batizada Patrícia em homenagem a Patrice Lumumba, presidente do Congo assassinado no ano de seu nascimento, por isso assina "Patrice" em suas obras.

 

Sua inclinação para as artes se manifestou desde muito cedo, inicialmente na área musical pois seus pais eram músicos, o pai violonista e a mãe cantora,  faziam saraus com artistas principalmente seresteiros.

 

Aos dez anos Patrícia iniciou seus estudos musicais com flauta doce, posteriormente interessou-se por violão e piano, época em que gostava de desenhar personagens de Histórias em quadrinhos.

Sempre envolvida com expressões artísticas, participou de peças teatrais, atuando como atriz . Depois, formou seu próprio grupo de teatro, dirigiu e escreveu peças infanto–juvenis.

 

Aos 19 anos ingressou no curso de Musicoterapia e Educação Artística no Conservatório Brasileiro de Música no Rio de Janeiro, onde se encantou com o canto lírico, participando então de vários trabalhos em diferentes corais.

 

Começou a aprofundar seus estudos nas artes visuais em 1996 incentivada pelo artista plástico Paulo Fernando Nunan. Fez releituras neste período e posteriormente passou a frequentar a Escola e galeria Ateliart , orientada pela artista Cida Mansur.  Passou então a pintar com mais regularidade, paisagens, na série em que retrata as praias do Rio de Janeiro como Marambaia, Grumari e Búzios. 

 

Atualmente, leciona Educação artística na rede Publica estadual de ensino, frequenta a Escola de Artes visuais do Parque Lage onde a inspiração e a convivência com artistas renova sua força e criatividade.

Dentre as exposições, podemos citar :

  • Exposição " Sintonia da cor " (Rio de Janeiro, BR), 2006

  • VIII Salão de ArteCIAGA (Rio de Janeiro, BR), 2006

  • IV Salão de Pintura de Marambaia (Rio de Janeiro, BR), 2006

  • Exposição individual no Sindicato dos Professores do Rio de Janeiro, 2014

Para esta edição, Patrícia apresenta:

Estação Genebra :

Patricia - Yanomami_edited.jpg

India Yanomami com flor amarela
Carvão e acrílica sobre tela (54 x 64)

Estação São José do Rio Preto :

Patricia - Redford_edited.jpg

Destino de Redford
Acrílica sobre tela (70 x 60)

© 2018 by Self-Curated

  • Facebook Clean
  • Twitter Clean