© 2018 by Self-Curated

  • Facebook Clean
  • Twitter Clean

Edição 2018.1 - Conexão

A segunda edição do Circuit Café Culture conectará São José do Rio Preto à Genebra e Rio de Janeiro à Annemasse:

Estação Rio de Janeiro

O mercado brasileiro de arte é caracterizado como jovem, dinâmico e em processo de expansão e internacionalização, onde 29% das galerias (aproximadamente 100) encontram-se no Rio de Janeiro. Dona de uma paisagem deslumbrante e considerada uma das cidades mais emblemáticas do Brasil, o Rio conta com cerca de 6 milhões de habitantes (dados de 2015). É a 2a cidade mais populosa do Brasil.

Sede de grandes eventos internacionais, dentre eles a final da Copa das Confederações, Jornada Mundial da Juventude, a Mundial de Futebol de 2014 e as Olimpíadas de 2016, a população do Rio esbanja irreverência e simpatia e desperta a curiosidade de turistas de diversos lugares do mundo.

Estação Genebra

Com aproximadamente 490mil habitantes, onde 41% são estrangeiros (dados de 2015), Genebra é a 2a cidade mais populosa da Suíça.

Ao lado de Nova York, é o centro mais importante da diplomacia e da cooperação internacional em razão da presença de inúmeras organizações internacionais, fazendo de Genebra sede de diversos departamentos e filiais das Nações Unidas, da Cruz Vermelha e da UNESCO — fazendo com que a cidade tenha a alcunha de "Cidade da Paz", uma vez que lá foram assinadas diversos tratados em prol da paz mundial.

Considerada um dos mais importantes centros financeiros do mundo, Genebra respira arte.

Com cerca de 40 galerias espalhadas pela cidade, é possível visitar feiras e circuitos de arte praticamente durante todos os meses do ano.

Estação Annemasse

Situada a 10km de Genebra e próxima ao Vale Arve, centro mundial de aplainamento, Annemasse é o 2º polo econômico da Haute-Savoie.

Em uma aglomeração de mais de 88mil habitantes, Annemasse é o centro e conta com mais de 120 nacionalidades diferentes.

Sua posição geografica estrategica permite a conexão em poucas horas a diversas cidades europeias, como Paris, Lyon, Annecy, Grenoble, Torino, Mulhouse e Sttutgart.

Possui mais de 1800 empresas em setores diversificados.

Com um bom posicionamento político, a cidade recebeu o título de Polo de Solidariedade Internacional e desenvolveu parcerias (geminações e pactos de amizade) que promovem intercambios educacionais, culturais e esportivos com Gaggenau (localizada na borda da Floresta Negra em Baden-Württemberg, Alemanha), Sieradz (localizada na região de Lodz, na Polônia) e Boisbriand (localizada ao norte de Montreal, Quebec).

Estação São José do Rio Preto

Localizado no interior do estado de São Paulo, São José do Rio Preto é um dos principais polos industriais, culturais e de serviços do interior de São Paulo. Sua história econômica esteve por muito tempo ligada à cafeicultura, principalmente no início do século XX. Segundo pesquisa da Fundação Getúlio Vargas, é a 18ª colocada no ranking das cidades brasileiras mais promissoras para desenvolvimento profissional e segundo a FIRJAN (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro) é a 2ª mais desenvolvida do país. 

O município conta ainda com uma importante tradição cultural, que vai desde o seu artesanato até o teatro, a música e o esporte.

Com foco m sustentabilidade, o município de São José do Rio Preto possui 8,46 m² de projeção de área verde (árvore de calçada) por habitante.

GVA

SJP

RIO

QNJ